quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O que é ser frugal?

Muitas pessoas confundem frugalidade com "pão duragem". Existe uma diferença clara entre as duas. Diz a lenda que a expressão "pão duro" surgiu no século 20 no Rio de Janeiro. Um mendigo ficava pedindo esmola na rua, inclusive, pão duro para comer. Quando ele morreu, descobriram que  era milionário, possuía vários bens e os obteve com ajuda da caridade alheia e uma vida bem sovina. Depois disso, sempre que uma pessoa é muito mão "fechada", é chamada de pão dura.
Exemplo de um sovina:

Por outro lado, ser frugal nada tem a ver com ser sovina. A pessoa frugal orienta-se pelo custo benefício do que ela comprará e tenta sempre focar-se apenas em comprar o necessário e pelo preço justo.
O homem frugal sabe que seu dinheiro bem economizado, pode render-lhe bons frutos em longo prazo caso possua persistência, capacidade de poupar( no sentido de não gastar tudo que ganha) e investir sempre. A quantia não importa tanto. Claro que para quem investe uma quantia maior, os resultados tendem á aparecer mais rapidamente. Porém, mais importante que o valor investido, é o investimento ser feito mensalmente de forma sólida. No longo prazo, a colheita de uma vida frugal tende a deixar a pessoa menos preocupada com questões relacionadas a finanças.  
Não é necessário que alguém deixe de sair com amigos para comemorar algo  para não gastar dinheiro, pois a vida social é um dos pilares para a felicidade, em minha opinião.Da mesma forma, não é necessário que essa pessoa saia para tomar uma cerveja e beba a cerveja mais cara, no lugar mais caro, coma a comida mais cara do local se não possui condições para isso.
Outro exemplo é relacionado á troca de celulares. Para que uma pessoa que só usa celular para ligar e ouvir música, precisa ter um iphone5???
O status que uma pessoa necessita demonstrar para acompanhar outras pessoas do mesmo "nicho"  pode custar caro... mas isso será assunto para outro dia!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário